Advento: Colocar a Esperança no Senhor

Voltamos a começar um ano litúrgico. Esta sucessão cíclica, este passar do tempo que avança continuamente pode-nos levar a sentimentos negativos: rotina, cansaço, decepção pelo que não conseguimos atingir… Inclusive a sensação de que vamos crescendo e “envelhecendo” também nos pode desanimar criar-nos um certo mal-estar. Por outro lado vivemos num mundo e um momento cheio de notícias desagradáveis, desgraças, problemas, crises…

Apesar de tudo, o novo ano litúrgico começa com o Advento, um tempo marcado pela esperança. Uma esperança activa da boa notícia que celebramos no Natal: que Deus nos ama, que se torna homem por nossa causa. E isto traz-nos uma mensagem de amor, de paz, de partilha e solidariedade. Certamente com esta esperança é mais fácil ultrapassar a passagem do tempo e da vida com as suas contrariedades. Só por isso vale a pena ser cristão. Tudo isto é uma mais valia que podemos dar e levar para o nosso mundo e a nossa sociedade.

Oxalá que vivamos com intensidade esta esperança, cada um na sua própria vida e também transmitindo-a e partilhando-a com todos aqueles que nos rodeiam. Sempre, mas especialmente neste tempo de Advento e Natal que nos propomos viver, façamos nossas as palavras do Salmo 33: “A nossa alma espera no Senhor; Ele é o nosso amparo e o nosso escudo. Nele se alegra o nosso coração e em seu nome santo confiamos. Venha sobre nós, Senhor, o teu amor, pois depositamos em ti a nossa confiança.”