Peregrinação da Esperança

Aconteceu de 20 a 25 de Julho de 2010, o Primeiro Encontro Europeu de Jovens Carmelitas. Portugal fez-se representar por jovens da nossa paróquia. Foi uma semana cheia de inumeráveis momentos: emotivos, divertidos, de oração, reflexão, contemplação e troca de experiências. Muitíssimo bem organizado, constou numa oportunidade excelente para estar com quem conhece a Ordem Carmelita, ouvir, pôr em prática as nossas capacidades artísticas (canto, poesia, desenho e teatro) e ser pró-activo, de acordo com a Regra da Ordem. Esforçámo-nos para comunicar e, por fim, fizemos amigos.

Visitámos as basílicas de Santa Maria Maior, de São João de Latrão, de São Martino ai Monti, muito importante para a ordem carmelita. Nesta última, fomos recebidos pelo Prior Geral e pelo seu Conselho no que nos pareceu um mar de homens vestidos de castanho – o hábito carmelita e, celebrámos a eucaristia num espírito de comunhão e num espaço disposto de forma diferente. Todas as línguas presentes se fizeram ouvir.

Passámos um dos dias em Castelgandolfo – lugar da residência de férias do papa - e à medida que nos aproximávamos, saltou-nos à vista a grandeza e beleza do lago, circundado por uma enorme mancha verde de floresta. Esse foi um dia de caminhada interior e exterior. A meta da nossa caminhada foi Cristo Ressuscitado, a palavra de Deus guiou-nos e o meio para o alcançarmos foram os nossos passos. Nessa jornada, o maior obstáculo foi o calor.

Cada dia vivivo foi um dia em cheio!

Na visita à basílica de São Paulo de Extramuros experimentámos a lectio divina, da qual gostamos muito pela partilha de sentimentos que nos proporcionou. A igreja primitiva fez também parte do nosso roteiro, numa jornada que começou mais cedo do que todas as outras. Descemos ao primeiro nível das Catacumbas de Priscilla onde tivémos a oportunidade de ver a mais antiga representação de Nossa Senhora que remonta aos séculos I e II.

A riqueza da inter e da multiculturalidade estiveram bem presentes em quase todos os momentos. Aprender músicas e jogos de outras nações fez parte da partilha que todos quisémos viver. Repeteríamos esta semana, indubitavelmente.

Aprofundar o conhecimento acerca dos Carmelitas – a vida, a história, os locais e as personagens desta família - (e ouvir tanto pela primeira vez!) fez-nos reflectir, uma vez mais, em como o esforço de reunir jovens e chamá-los para a Igreja não pode ser unicamente tarefa para jovens. Muitas vezes precisamos de uma voz exterior que nos convide a participar e a aproximar-nos d’Ele.

Fica aqui, certamente, muita coisa por contar mas esperamos ter-vos deixado um pouco do que trouxemos de Roma. Obrigado a quem permitiu que esta viagem acontecesse.

Em suma, vivemos, durante uma semana, como estivéssemos em Babel (afinal, eram 13 nacionalidades), porém, como nos disse Fernando Millán na homília com que nos presenteou na basílica de São Martino ai Monti: “o espírito que aqui nos une é o mesmo.”