Tiago Casaleiro inicia Noviciado na Ordem Carmelita

Na Oração de Vésperas – a solene oração da tarde de toda a Igreja – de Sábado do dia 9 de Outubro de 2010, o Tiago Casaleiro, um jovem natural da Paróquia de Santo António dos Cavaleiros e que, desde há 4 anos para cá, se encontra em processo de discernimento vocacional na Ordem do Carmo (Carmelitas), entrou solenemente no Noviciado, em Aylesford, no Sul da Inglaterra.

O Noviciado é uma fase de formação em que o formando vive e conhece de forma mais próxima e existencial o carisma e espiritualidade da Ordem do Carmo. É um tempo – que pode ir de um a dois anos – em que o candidato à vida religiosa carmelita se dedica exclusivamente ao conhecimento exaustivo da Ordem do Carmo, num diálogo aberto e fecundo com Deus, consigo próprio, com o seu formador, com a comunidade formativa, com outros mediadores que são chamados a colaborar e com os sinais dos tempos. É, acima de tudo, um aprofundar do itinerário de transformação interior a que o vocacionado já foi chamado.

Juntamente com o Tiago, iniciou o Noviciado um jovem de origem alemã chamado Trosten Rolfes. Devido à escassez de vocações, a Ordem do Carmo, em diálogo entre os países da Europa tem procurado potenciar os seus recursos através da realização de iniciativas em conjunto. Daí que os responsáveis de Portugal e da Alemanha tivessem solicitado à Província Britânica que aceitasse estes dois jovens para realizar o ano Noviciado em terras inglesas.

O local onde se realiza é de significado único para todos os Carmelitas. Aylesford foi o primeiro convento carmelita da Europa: depois dos Carmelitas deixarem a Terra Santa (Monte Carmelo) e emigrarem para Ocidente, no ano de 1242, estabeleceram-se em primeiro lugar em Inglaterra, neste convento. Além disso, reza a história que foi nas imediações deste convento que Nossa Senhora deu a S. Simão Stock o Escapulário do Carmo, que é actualmente um dos símbolos de consagração com mais devoção em todo o mundo.

O Mestre de Noviços do Tiago e do Trosten é o Frei Joseph Chalmers, um antigo Prior Geral da Ordem e que é formado em Espiritualidade.

O rito de entrada no Noviciado decorreu na tarde do dia 9 de Outubro na capela do convento de Aylesford. Estiveram presentes o Fr. Wifrid McGreal, Superior Maior da Província Britânica, o Fr. Joseph Chalmers, o Fr. Agostinho Castro, representando os Carmelitas Portugueses e o Fr. Gunter Benker, representando os Carmelitas da Alemanha. Além destes confrades, participaram um bom grupo de carmelitas da Província Britânica, assim como um bom grupo de amigos da Ordem que se encontravam em Peregrinação a Aylesford.

Na entrada do Noviciado, o Tiago e o Trosten receberam o Hábito Carmelita. Responderam à chamada que lhes foi feita, rezaram os salmos de Vésperas com todos os presentes e ouviram as palavras sábias e motivadoras do Frei Wifried. A seguir foi-lhes imposto o Hábito que tem uma simbologia muito rica.

- O Hábito é sinal de consagração de alguém que quer viver inteiramente dedicado a Deus

- A túnica significa que o vocacionado é vestido á maneira de Deus;

- O cinto é sinal de que a pessoa se deixa guiar por Deus através dos seus mediadores;

- O Escapulário é sinal “do jugo” suave de Cristo e da dedicação ao seu serviço, que defende a pessoa como uma couraça;

- O capucho é o elmo da salvação de que fala S. Paulo.

Ao hábito há-de acrescentar-se o capa branca que será imposta no dia da Profissão Religiosa. Até lá rezemos ao Senhor e a Nossa Senhora do Carmo que acompanhe estes jovens neste ano de Noviciado.

Frei Agostinho Castro, O Carm.
Comissário da Ordem de Carmo em Portugal