Encontros abertos a todos - Leitura Orante da palavra de Deus

- Às Quartas-feiras: 16h30 (Início a 3 de Novembro) -

- Às Quintas-feiras: 21h30 (Início a 4 de Novembro) -

A Diocese de Lisboa propôs para este ano aos seus cristãos e às suas comunidades paroquiais “Assumir a Palavra de Deus como luz para a vida.” A nossa Paróquia responde a este desafio tendo consciência da importância da Palavra de Deus na nossa vida e que nos devemos aproximar cada vez mais da Bíblia através de uma leitura orante e constante. Neste contexto achamos que é importante uma leitura e reflexão sobre as Leituras da Eucaristia de cada Domingo seguindo o método da leitura orante da Palavra de Deus ou “lectio divina”.

Através do método da Leitura Orante pode-se ler, meditar, rezar e contemplar o texto bíblico de modo a compreender o que Deus disse ao povo na situação em que viviam e o que nos está a dizer a nós hoje. Na origem deste método está um monge chamado Guigo, por volta do ano 1150, percebeu que lendo o texto bíblico era possível reler o passado à luz do presente, trazia uma grande contribuição para o futuro e alguma experiência para a nossa vida quotidiana. Acerca deste método diz-nos hoje o carmelita brasileiro Frei Carlos Mesters “A riqueza deste método é que a leitura orante da Palavra de Deus provoca no povo um contacto directo com a Bíblia, sem intermediários, num ambiente comunitário de fé, dentro da realidade do dia a dia da vida. Deste modo, vai nascendo um confronto entre Bíblia e Vida. A Bíblia torna-se um espelho, no qual as pessoas descobrem dimensões mais profundas da sua própria vida que antes não tinham percebido.”

Seguindo este método todas as semanas teremos dois encontros, num dia à tarde e noutro à noite, de forma a possibilitar a participação de todas as pessoas. Os textos bíblicos serão os da liturgia do Domingo seguinte.