Páscoa em Taizé

Para todos vós, reproduzimos o postal que escrevemos à comunidade, no dia 29 de Março de 2010, aquando da nossa estadia em Taizé.

“Viva comunidade de Santo António dos Cavaleiros!

Esperamos que este postal vos encontre a todos bem e a viver esta semana santa na sua plenitude. Nós chegámos a Taizé no Domingo, dia 2, de manhã e assistimos logo à eucaristia depois de mais de 24horas de viagem em autocarro.

Estamos numa camarata com mais 7 raparigas e uma delas anda sempre connosco. Chama-se Magda e vive no Cercal (perto de Fátima). A isto, chama-se viver mesmo em comunidade.

Ontem choveu bastante, quase o dia todo e o chão ficou literalmente em lama. À noite no Oyak (local onde o pessoal se reúne para dançar e cantar), vimos os rapazes irlandeses a atirarem-se completamente àquele chão lamacento. Ficámos a olha como bons portugueses que estranham tudo, julgamos que é um jogo tradicional que eles fazem…

Hoje está um dia espectacular e a seguir ao almoço fomos com mais 3 companheiros presbiterianos dar um passeio até à vila mais próxima que dá pelo nome de Ameugny.

Estivemos no grupo de reflexão depois do pequenoalmoço. Falando em pequeno-almoço: Fernando, fez-nos falta a tua navalha/canivete do SLB para abrirmos os pães.

O tema de reflexão deste ano está patente no Evangelho de São João. Podeis ver em Jo 1, 29-42.

Que o Espírito Santo faça descer sobre todos vós a sua benção!

Queremos aproveitar para agradecer a TODAS as pessoas que nos compraram rifas, ícons, ou ambas as coisas e às pessoas que nos deram donativos. Tudo isso ajudou a pagar esta semana que começámos ontem a viver. Um agradecimento especial a todos os que nos incluíram nas suas preces e orações. Bem-haja a todos! Ah! Há muitos portugueses por cá esta semana.

Fiquem na graça de Deus,

Cumprimentos a todos.”

Queremos acrescentar que, apesar de ser uma comunidade ecuménica, o Domingo de Páscoa é celebrado com uma eucaristia às 10 horas, presidida por alguns irmãos que são padres. Foi das mais belas eucaristias que podemos assistir até hoje. Todas as pessoas, de todos os credos, estão em sintonia com os cânticos meditativos e o dia santo é vivido por todos com a mesma intensidade e fé.

Rita Andrade
Gertrudes de Lucas Mussolovela