O Sentido da Peregrinação

Quando um cristão sobe como peregrino a um santuário deseja voltar de lá mais identificado com o mistério representado simbolicamente por esse lugar sagrado, onde a cruz, que lá nunca falta, está a apontar para a vida sem fim. Nos eventuais videntes que lá tiveram uma visão fundadora, Deus aparece e fala a cada peregrino, se o souber ver e ouvir. Até o sacrifício, que alguns fazem nesse peregrinar, se entende como algo que gratuitamente querem dar de si para chegar ao fim que se propõem e quase para consagrar a vida inteira a Deus.

O símbolo da peregrinação subentende outra intenção: a de não dar importância ao supérfluo e de concentrar-se no essencial. Quem faz o exercício de peregrinação entende que a vida é breve e não há tempo para fazer tudo, muito menos o mal, mas só o bom e o melhor. Nem há autêntica peregrinação se o peregrinar físico não realiza uma peregrinação ao interior do meu ser e da minha vida, para perceber que sentido e que orientação lhe devo dar. Uma peregrinação é um retiro espiritual, um subir ao monte de Deus, como Moisés, Elias e Jesus, para aí contemplar a glória de Deus.

Quando se vê assim que a peregrinação tem sentido e dá sentido à vida, também fazem sentidas as razões tradicionais da peregrinação: subir ao monte para rezar, como diz de Jesus o episódio da sua transfiguração (Lc 9,28-36), pedir perdão e adquirir a indulgência dos pecados e a bondade de Deus, haurir do tesouro da graça divina, que é tesouro espiritual da Igreja de Jesus Cristo, cuja essência reside no princípio da ‘comunhão dos santos’; é na abundância deste tesouro espiritual que a Igreja se apoia para conceder a indulgência do pecado, distribuindo aos fiéis as riquezas nele contidas, tendo em vista a remissão das culpas (não se trata de pagar dívidas nem de comprar o perdão, mas antes de receber de graça a salvação já adquirida de graça). Esta atitude de rezar e pedir perdão a Deus visa a conversão e mudança de vida em direcção à perfeição.

Nós, portugueses, temos como padroeira aquela que é modelo perfeito de peregrina, Maria de Nazaré que foi a Belém dar à luz e dar ao mundo o Filho de Deus. Maria, para além de ter peregrinado fisicamente até à montanha e caminhado com Jesus no seu interior para levar a promessa da Vida ao seu semelhante, à parenta Isabel (Lc 1,39-56), foi peregrina na fé, na medida em que foi aprofundando o mistério de Jesus ao longo da sua vida. Maria é estrela e guia segura para cada peregrino caminhar em grupo em direcção a seu Filho.