Comunicado Final da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)

A menos de um mês da chegada a Portugal de Sua Santidade o Papa, exprimimos a nossa grande alegria pela vinda até nós do sucessor de Pedro, Bento XVI. Estamos certos de que as celebrações e encontros, por ele presididos, nos vão revigorar a fé, reacender a esperança e comprometer na prática da justiça e da caridade, sobretudo para com aqueles que passam maiores dificuldades.

Desde há vários meses que a CEP iniciou um movimento para reflectir sobre o estado actual da vida da Igreja em Portugal – “Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal” –, com vista a tomar decisões para ser mais fiel à sua missão e poder responder melhor aos desafios do mundo onde se insere. Uma comissão com representantes de todas as Dioceses e da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal já teve várias reuniões e preparou um “Instrumento de trabalho” que foi agora apresentado. Aqui se propõe um itinerário sinodal, com diversas etapas e segundo um calendário que irá até meados ou finais do próximo ano 2011. Será uma caminhada que, num clima de discernimento espiritual, consultando as várias instâncias da Igreja, a nível nacional e diocesano, as congregações religiosas e os movimentos apostólicos, estreitará laços de colaboração, juntará sinergias e ajudará a Igreja a melhor servir.

A Assembleia da CEP prestou cuidadosa atenção aos problemas sociais e debateu orientações pastorais decorrentes do projecto “A acção social da Igreja Católica”, estudo da Universidade Católica Portuguesa relativo a 2008. Das várias proposições, destacam-se:

- melhor articulação na Igreja local (diocese) dos dinamismos de grande heterogeneidade quanto ao modo de organização e intervenção;

- valorização comunitária de iniciativas que integrem e envolvam a dimensão social em todas as paróquias e arciprestrados, seja onde existem centros sociais ou não;

- questionar-se se as actuais lógicas de acção correspondem às novas formas de pobreza e ao específico estilo evangélico de proximidade;

- verificar a consistência de um voluntariado activo e fecundo;

- criar um observatório nacional organizado a partir das estruturas diocesanas, em articulação com a Comissão Episcopal da Pastoral Social, que mantenha informação actualizada das organizações e grupos presentes no terreno e permita adequar a evolução dos mais de mil centros sociais paroquiais.

A cooperação criteriosa com o Estado deverá resistir à perda da identidade das instituições e permitir a manutenção da lógica do dom e da partilha próprias dos cristãos.

A exigente qualificação e mesmo certificação dos Centros Sociais vai avançar, a partir de Julho de 2010, em 12 instituições, distribuídas por todo o país, que manifestem a sua vontade e concorram para uma selecção prévia. A urgente formação de leigos capazes de gerir, com sentido comunitário eclesial, surge como caminho a encetar em ordem a libertar os padres de absorventes tarefas administrativas