Semana Santa e Páscoa

De novo começa o CAMINHO. O caminho que a Igreja percorre COM JESUS. A Igreja, nossa família, a família de Deus.

O caminho inicia-se, no Domingo, com A ENTRADA TRIUNFAL EM JERUSALÉM, que pode ser a nossa casa, ou quem nos rodeia, a nossa aldeia ou cidade. Mas, a seguir, conduz-nos à cruz, ao sofrimento, à morte.

Na Quinta-feira SENTA-NOS À MESA e dá-nos a comer a carne das nossas misérias, carne de pecado, carne crucificada, mas viva. A carne da nossa libertação, a carne que nos salva.

Na Sexta-feira, NA CRUZ, A DOR, a nossa dor, transforma-se pela dor do Amor. Na cruz, tornamo-nos noite. Uma noite de repouso e descanso. Uma noite de vigília. A noite em que se une o humano e o divino.

O caminho chega ao fim. CRISTO RESSUSCITADO ilumina as nossas noites e converte-as em Páscoa. Nas suas feridas acolhe todas as nossas feridas, cura-as e fá-las brilhar. Cristo venceu a morte. E, por Ele, a nossa morte está grávida de luz, num hoje que dura para sempre.