Encíclica do Papa Bento XVI - O Desenvolvimento Humano Integral na Caridade e na Verdade

O Papa Bento XVI apresentou no passado dia 7 de Julho a sua terceira encíclica, “Caritas in Veritate” - A caridade na verdade -, um texto de 79 pontos, em que se mostra a um mundo ainda abalado pela crise financeira um conjunto de orientações para o mundo económico e exigências de solidariedade. Lembrar os pobres e os mais desprotegidos no tempo da globalização é o fio condutor do documento, que procura apresentar caminhos para o “verdadeiro desenvolvimento de cada pessoa e de toda a humanidade”.

O Papa repete a palavra “caridade”, que dava o mote à sua primeira encíclica abordando desta feita matérias ligadas ao mundo do trabalho, da economia e do desenvolvimento. Na abertura da encílica refere- se que há um contexto social e cultural que “relativiza a verdade” e provoca um “esvaziamento” da caridade, o que pode fazer com que “a actividade social acabe à mercê de interesses privados e lógicas de poder”.

Justiça e bem comum são apresentados como critérios orientadores para o agir, também dos cristãos, embora Bento XVI reafirme que a Igreja não tem soluções técnicas para apresentar, mas “uma missão de verdade para cumprir”. “Quando o empenho pelo bem comum é animado pela caridade, tem uma valência superior à do empenho simplesmente secular e político”, pode ler-se.

Texto completo da Encíclica