Encontro / Retiro da Equipa de CPM

Nos dias 17, 18 e 19 de Abril, realizou-se na Casa do Oeste em Ribamar, Lourinhã, mais um encontro / retiro da equipa de CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio) desta paróquia.

Este espaço de encontro e reflexão tem sido realizado anualmente e constitui essencialmente um tempo de paragem, oração e partilha.

Este ano o tema central foi “O Amor”, tendo como fundo o modelo de S. Paulo, cuja linha condutora de todas as exortações, encerra o segredo do amor: “Que o vosso amor seja sincero”.

Neste âmbito, tivemos a alegria de poder contar com a presença do Pe. Pedro que, na manhã de Sábado, dia 18, nos foi falar de S. Paulo. A simplicidade, clareza e objectividade do seu discurso, aliado à profundidade da mensagem, tocou-nos a todos de forma muito particular e deu-nos uma excelente base de trabalho para a reflexão da tarde, feita em casal.

O serão de Sábado constituiu um momento único de convívio entre famílias, já que, no encontro, participaram também os filhos de alguns dos casais da equipa. Foi um serão recheado de brincadeira com muita alegria e boa disposição.

Ao longo do encontro houve vários espaços de oração organizados pelos vários casais participantes, especialmente localizados ao iniciar e finalizar de cada dia. Esses espaços constituíram momentos de comunhão com Deus e de alimento e orientação para o continuar da caminhada.

O momento alto foi sem dúvida a Eucaristia presidida, no Domingo, pelo Pe. Ricardo. Foi oração, foi partilha, …foi amor. Especialmente muito amor a culminar três dias não só de paragem e reflexão, mas também de carinhos e gestos de amizade que reforçaram ainda mais esta equipa ao serviço da comunidade.