Festival da canção Jovem Cristã

Há 10 anos atrás…

• - Começou o Big Brother;
• - Entra em vigor a paridade do escudo em relação ao Euro;
• - O presidente jugoslavo, Slobodan Milosevic, recusa as condições que lhe impõem para a paz no Kosovo;
• -Os jovens peregrinos ganham o Festival Vicarial da Canção Jovem Cristã, com a música “Nas Tuas mãos”.

Dez anos depois…o feito repete-se! Desta feita, a Paróquia de Santo António dos Cavaleiros consegue 3 prémios. Representada pela primeira vez por duas músicas, a nossa paróquia ganhou o 1º lugar e o prémio de melhor música com a canção número 4, do grupo Horeb (Ana Ferreira, Inês Simões, Patrícia Eusébio, Paulo Álvares, Sónia Nunes e Tânia Monteiro), de seu nome “Guias-me”.

O outro grupo, os 7emSAC (Ana Garcia, Ana Guimarães, Diogo Machado, Eduardo Antunes, Gertrudes Mussolovela e Nuno Giro) todos novatos nestas andanças de festival levou para casa o prémio de melhor oração com a música número 11 “Cada vez mais perto”.

Pois é! Em 2009, dos 8 prémios possíveis os jovens de Santo António conseguiram 3 prémios. E tudo começou com a proposta do papa para o tema do ano pastoral: “Sei em quem pus a minha confiança” 2Tm 1,12. Com esta frase por base e uma grande dose de inspiração, pusemo-nos ao trabalho! Os dois grupos sem o saber criaram primeiro as letras e depois as músicas para compor.

Viajando um pouco pela Vigararia VIII, das 15 igrejas que as constituem, 8 participaram no festival deste ano, sendo elas: Caneças, Famões (a cargo da qual ficou a organização do espectáculo), Loures, Lousa, Odivelas, Póvoa de Santo Adrião e Santo António dos Cavaleiros. A concurso foram 12 músicas e houve 3 paróquias que levaram duas canções, que significa que há cada vez mais jovens a querer participar e mostrar o seu talento.

Então os prémios atribuídos foram:

1º lugar – Guias-me; Horeb – Sto António dos Cavaleiros
• 2º lugar – Sem medo arricar; Juventude Monfortina – Póvoa de Santo Adrião
• 3º lugar – N’Ele podes confiar; Olha que dois - Odivelas
• Melhor oração – Cada vez mais perto; 7emSAC – Sto António dos Cavaleiros
• Melhor música – Guias-me; Horeb – Sto António dos Cavaleiros.