Quaresma com o "Comércio Justo"

Proposta para promover um estilo alternativo de globalização

Adquirir produtos do chamado Comércio Justo é o desafio lançado pelos religiosos e religiosas de todo o mundo para a Quaresma 2009, como forma de exprimir a sua solidariedade com esta causa.

A comissão JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) e o Grupo de Trabalho para a Justiça Económica dos Superiores e Superioras Maiores dos Institutos Religiosos referem, num apelo enviado à Agência ECCLESIA, que “as práticas justas de comércio podem ser um catalisador para ir dando forma a um estilo alternativo de globalização, que valorize a solidariedade e promova relações mais equitativas”.

“Isto é algo urgente à luz de desigualdades inaceitáveis os 22% mais ricos da população mundial possuem 82% da riqueza global”, referem.

O documento indica que “a partir de uma visão financeira e um compromisso baseado nos valores do Evangelho podem surgir novas relações económicas”, pedindo que as escolhas enquanto consumidores se façam “a partir de uma consciência crítica, com base na realidade política, económica e social”.

“Comércio Justo” é uma associação internacional em crescimento, baseada no diálogo, transparência e respeito, que procura uma maior equidade no comércio internacional para os pobres. Contribui para a sustentabilidade oferecendo melhores condições comerciais, assegurando os direitos dos produtores e trabalhadores marginalizados, em particular os dos países do Sul.

Com preços garantidos e oferecendo um mercado onde os agricultores podem planear para o futuro. Com o reinvestimento em projectos comunitários, garante-se o benefício das comunidades locais.