JOVEM PAROQUIANO CONTA COMO
FOI A SUA CAMINHADA VOCACIONAL

"A ti gostava de te dizer que a nossa vida é feita de escolhas e que no fim de tudo nós buscamos a felicidade"

«Jesus voltou-se e, notando que eles o seguiam, perguntou-lhes: “Que pretendeis?” Eles disseram-lhe:
“Rabi – que quer dizer Mestre – onde moras?” Ele respondeu-lhes: “Vinde e vereis.” Foram, pois, e viram onde morava e ficaram com Ele nesse dia.» (Jo 1, 38-39).

A mensagem que vos escrevo é uma partilha sobre a forma de responder a este convite de Jesus.
A comunidade de Santo António dos Cavaleiros conhece-me desde pequeno, pois tinha apenas dois anos e meio quando vim para cá. Sou o Tiago Casaleiro e tenho agora 21 anos. Efectivamente, alguns anos se passaram e apraz-me dizer que sempre senti uma ligação muito próxima com a nossa paróquia.
Desde miúdo que pensava vir a ser médico. Continuei os meus estudos mas, face ao conhecimento de pessoas ligadas à Saúde, comecei a pensar em ser enfermeiro. Contudo, já nesse ano senti um chamamento diferente, mas não sabia o que era.

Numa busca de saber quem era, tentei discernir qual a minha vocação. Quando somos novos queremos mudar o mundo, quebrar todas as barreiras, muitas vezes sem pensar nos passos que estamos a dar! Perante esta situação tive a sorte de ter uns pais que me “chamassem à terra”, mesmo que na altura eu não o percebesse. Desta forma, entrei no curso de Enfermagem e optei por ir discernindo o meu futuro, com mais calma.

Durante o curso, as solicitações foram tantas que este chamamento pareceu diminuir o volume. Passei por outras experiências típicas de qualquer “jovem universitário”, festas, convívios, muito estudo e um namoro. Quer isto dizer que não fui diferente de qualquer outro jovem. O chamamento continuava, só que desta vez subiu de volume! Neste período contei com o apoio de alguns frades carmelitas. Foram muito importantes nesta fase da minha vida. Foi-me, então, proposto que fizesse uma experiência de maior contacto com a comunidade carmelita de Santa Isabel, em Lisboa, onde partilhei momentos de oração, convívio, serviço e de fraternidade. No fim de dois anos, fiz um pedido aos responsáveis da Ordem do Carmo para dar mais um passo na minha descoberta.

Gostava, agora, de dedicar uma palavra especial a todas as pessoas que me apoiaram, que estiveram presentes quando precisei e também àqueles que nas “pequenas grandes coisas” mostraram a sua amizade. Não poderia deixar de referir a grande importância da família neste processo. Nos dias de hoje tomar uma decisão, qualquer que seja, é difícil e ainda mais quando se fala na vida religiosa ou no sacerdócio. É à minha família que quero agradecer por todo o apoio especialmente nos momentos mais difíceis. Este caminho não é fácil, mas a dificuldade ultrapassa-se com o amor.

Não posso, também, deixar de dar uma palavra especial a todos os adolescentes e jovens. A ti, gostava de te dizer que a nossa vida é feita de escolhas e que no fim de tudo nós buscamos a felicidade. Deus, que é nosso Pai, só quer a nossa felicidade e nós podemos encontrá-la escolhendo diversos caminhos. Apoia-te nos teus amigos e cresce sem nunca esqueceres aquilo que és e no que acreditas. As dúvidas surgem nos momentos mais inesperados mas nós temos os nossos pais, amigos, membros da paróquia e os padres que podem ser uma grande ajuda.

Em Setembro terminei o curso de Enfermagem e agora estou na Comunidade Carmelita do Sameiro e estudo Teologia, na Universidade Católica de Braga. Pretendo, a par dos estudos, exercer a profissão à qual dediquei quatro anos de estudo e à qual me sinto muito ligado.

Que Nossa Senhora do Carmo, Mãe dos Carmelitas, interceda por todos nós e ajude os seus filhos a escolher os caminhos que conduzam à felicidade!