Agrupamento 495 em festa

O nosso Agrupamento está em festa. Celebramos cem anos de escutismo no mundo e trinta anos do seu nascimento em Santo António dos Cavaleiros.

O que hoje fazemos parte deste movimento devemos agradecer em primeiro lugar ao nosso Grande Chefe, Baden-Powell, que há 100 anos, em Inglaterra, lançou as bases e princípios do escutismo. Agradecemos também àqueles que há mais de trinta anos também se entusiasmaram e empenharam para que este ideal escutista fosse uma resposta e uma proposta de caminho para as crianças, adolescentes e jovens desta terra. Agradecemos ainda a todos aqueles que ao longo de todos estes anos de caminho foram solidificando as bases e estruturas deste Agrupamento para que ele fosse o que hoje é.

Ao olharmos para o passado, se ouvirmos os testemunhos dos que por cá passaram, veremos que o balanço do caminho percorrido é extremamente positivo e que os anos, poucos ou muitos, passados e vividos no Agrupamento ocupam um lugar importante na vida de todos os que dele fizeram parte. Por outro lado ao analisarmos a história deste Agrupamento podemos também dizer que ele foi e é parte integrante e fundamental da vida da Paróquia e da comunidade de Santo António dos Cavaleiros.

Celebrar 30 anos de vida é olhar para o presente e a realidade que somos, dos desafios que temos diante de nós, do futuro que queremos continuar a construir, na linha e na continuidade do testemunho que recebemos, com o entusiasmo, esforço e dedicação daqueles que há 30 anos iniciaram este projecto, continuando, hoje tal como ontem, a acreditar que vale a pena viver e lutar por este ideal que animou Baden-Powell, que hoje continua válido e com a mesma máxima de sempre:

"Sempre Alerta para Servir."

Pe. Ricardo Rainho
Assistente do Agrupamento