Agrupamento 495 comemora 30 anos

Em Santo António dos Cavaleiros o escutismo nasce oficialmente em 1977, a 11 de Dezembro, através da criação do Agrupamento 495 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e constituindo um dos movimentos da paróquia.

Mas tudo começou mais cedo, em Junho de 1974, com um grupo de jovens que na altura tinha 12 elementos. Estes jovens faziam as suas reuniões na cave da Residência Paroquial, tendo o Pe. Chico como orientador espiritual. Surgiu mais tarde a ideia do Escutismo e este grupo foi-se autonomizando e criando as suas próprias actividades. Posteriormente foi contactada a Junta Regional a fim de ser criado um agrupamento em SAC. Algum caminho foi percorrido e mais tarde foi aceite a proposta de criação do agrupamento, tendo os agrupamentos de Odivelas e do Lumiar dado todo o apoio aos futuros dirigentes.
O primeiro acampamento, ainda como aspirantes, foi em Montargil, estando ainda vivas boas recordações desta actividade.

Eram chefes o Vítor Aleixo, como chefe de agrupamento, a chefe Ester Mendes Luís responsável da Alcateia, o Chefe Abel Tavares, como chefe Júnior e o Joaquim Pedro Barreiros, mais conhecido por QP, que estava ligado à 3ª secção.

Como não havia sede, o trabalho com as crianças e jovens era desenvolvido na casa dos chefes e nas caves da residência paroquial, local onde se faziam as reuniões de direcção.

Finalmente nos dias 10 e 11 de Dezembro de 1977, realizaram-se as cerimónias da oficialização do nosso agrupamento, ao qual foi atribuído o nº 495, e as suas subunidades os nº 60 para a Alcateia e o 67 para o Grupo Explorador. As cerimónias começaram por volta das 22h30m de sábado (dia 10), com uma velada de armas muito simples, em que todos os Lobitos e Escuteiros presentes, assim como a assistência, participaram com muita alegria e devoção. A esta celebração presidiu o Assistente Regional Padre Cristóvão que foi coadjuvado pelo saudoso assistente Pe. Nuno. No dia 11, durante a missa, tiveram lugar as cerimónias de investidura e promessas. Celebrou o nosso Assistente Pe. Nuno, coadjuvado pelo Assistente Nacional Pe. Filipe Vieira. As cerimónias de investidura e promessas dos dirigentes e caminheiros foram dirigidas pelo representante da Junta Regional, o Chefe Adjunto Carlos Mana. Estiveram presentes, entre outros, os agrupamentos do Lumiar, Odivelas, Carnide, Ajuda, Campolide.

Findas as cerimónias, realizou-se um pequeno lanche de confraternização entre os escuteiros e familiares.

Ao longo dos anos fomos crescendo, uns anos com mais e outros com menos elementos, mas mantendo sempre os valores e os princípios do escutismo.

Hoje somos cerca de 100 elementos, dos quais 11 são chefes, neles se incluindo o assistente do agrupamento e 6 são animadores.